CREATINA: SAIBA COMO TOMAR E POTENCIALIZAR SEU TREINO

No universo dos suplementos alimentares, existem diversos produtos, cada um com sua função. E um dos mais versáteis e eficientes é a creatina.

Embora ainda existam muitos mitos sobre seus efeitos no corpo, ela é cada vez mais consumida por praticantes de diferentes esportes e vários níveis de aptidão física. Graças ao seu poder regenerativo, a creatina vai muito além das salas de musculação e ajuda esportistas de diversas modalidades a otimizarem seus treinos e melhorarem sua performance.

Por isso, nada mais justo do que dedicar um artigo especialmente para ela. Continue com a gente nesta leitura e descubra como tomar creatina e utilizá-la para potencializar o seu treino!

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida naturalmente no nosso organismo. Ela é sintetizada nos rins, no fígado e no pâncreas. É composta por um conjunto de aminoácidos (arginina, glicina e metionina) e fica armazenada principalmente nas nossas fibras musculares, sendo encontrada também, em menores quantidades, no cérebro.

Dentro da estrutura muscular, a creatina opera como uma reserva de energia que permite rápida recuperação do tecido. Por isso, ela tem papel crucial na performance em exercícios de alta intensidade.

Quando você faz um treino de tiros de corrida ou mobiliza cargas elevadas durante a musculação, a creatina auxilia seus músculos a se reestabelecerem, permitindo que você continue o trabalho. No entanto, nestes casos, é possível que a creatina sintetizada pelo seu próprio corpo não seja suficiente para suprir as suas necessidades.

E é aí que entra a ingestão desta substância.

Fontes de creatina

Muitos alimentos que consumimos regularmente são fontes de creatina. Carnes, ovos, peixe e frango, bem como frutos do mar contém este nutriente. 

No entanto, ainda assim este aporte pode ser pequeno para os praticantes de atividades físicas. Durante os esportes de alta intensidade, o consumo de energia é muito elevado, e na maioria dos casos a ingestão e a produção endógena não são suficientes para repor a creatina em níveis ótimos para reestabelecer a performance atlética.

Por isso, a suplementação com creatina é uma poderosa ferramenta para quem quer melhorar o seu desempenho na atividade física.

Como tomar creatina

A dose recomendada de creatina varia entre 2 a 5 gramas por dia. Mas um dos aspectos mais importantes quanto à suplementação com este produto é a frequência.

A creatina tem um efeito cumulativo no organismo. Por isso, é importante manter sua ingestão regular, mesmo nos dias de descanso. Quanto ao melhor horário para sua ingestão, não existem estudos conclusivos. Assim, o importante é encaixar o suplemento na sua rotina de um modo funcional, seja antes ou depois do treino.

Outra maneira de utilizar este suplemento é fazendo a chamada saturação. Na saturação de creatina, você vai tomar doses maiores por dia, ao longo de um período específico. Isso vai permitir que o seu corpo aproveite mais cedo os benefício deste suplemento. Após o período de saturação, deve-se voltar para a dose recomendada.

A saturação é recomendada especialmente na etapa anterior a uma competição, para auxiliar o organismo na recuperação muscular dos treinos, produzindo a melhor performance na hora H. Esse processo deve ser acompanhado e prescrito por um médico ou nutricionista.

Benefícios da creatina

Por ajudar a restabelecer os níveis energéticos da estrutura muscular, a creatina:

• Aumenta a resistência e forçal;

• Promove a hipertrofia;

• Acelera a recuperação.

Está pronto para ir além nos seus treinos? Compre a sua creatina aqui!