A IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DE TESTOSTERONA PARA QUEM PRATICA EXERCÍCIOS FÍSICOS

Se você pratica exercícios físicos, é muito provável que já tenha ouvido falar nos benefícios do hormônio testosterona. E não estamos falando de nada sintético. Leia este artigo e conheça a importância de estar com a testosterona regulada.

Não é novidade para ninguém que a testosterona é um hormônio fundamental para o bom funcionamento do organismo. Os “marombeiros”, por sua vez, já estão mais que habituados a conhecerem os benefícios desse hormônio, onde destacamos o aumento de força (ganho de massa muscular) e diminuição do índice de gordura.

E não estamos falando de nada sintético, hein?

Esse hormônio é um aliado, especialmente para aqueles que praticam exercícios físicos, já que ele é produzido pelo organismo. 

Para entender a importância de manter bons níveis de testosterona, fique com a gente no decorrer deste artigo. 

Vamos lá? 

Compreendendo a importância da testosterona para quem pratica exercícios físicos 

A testosterona é o principal hormônio anabólico e andrógeno do organismo, produzido naturalmente pelo mesmo. Nos homens ele é produzido em quantidade elevada pelos testículos; e nas mulheres, em quantidade reduzida em glândulas suprarrenais e ovários. 

Para quem pratica exercícios físicos, a importância de manter os níveis de testosterona equilibrados é ainda maior. Isso porque esse hormônio é fundamental para o ganho de massa muscular. A razão para isso acontecer é simples: suas reações bioquímicas estimulam o aumento de força física e, aliado a isso, também diminuem a concentração do percentual de gordura no corpo. Duas buscas muito clássicas de quem pratica exercícios, não é mesmo? 

A testosterona também melhora a libido, previne osteoporose, mantém o bem-estar e o bom humor em dia e melhora funções mentais como um todo. No homem, é também responsável por diversas características sexuais, como a voz grossa, barba, crescimento de pelos e produção de espermatozoides. 

Por estar diretamente relacionado com resistência, força e bom desempenho, esse hormônio anabólico também influencia o desenvolvimento dos músculos, aumenta a síntese proteica e a própria captação de aminoácidos nos músculos, colaborando diretamente para a hipertrofia, ou seja, para o ganho limpo de massa muscular. 

Esse conjunto de fatores faz com que o organismo comece a consumir muito mais energia para funcionar, queimando mais calorias e ajudando a desenhar o corpo – seja pelo aumento da concentração de massa muscular, como também pela queda do percentual de gordura já mencionado anteriormente. 

A testosterona também aumenta o potencial dos órgãos do corpo de transportarem mais oxigênio para a musculatura, favorecendo ainda mais performance física. 

Viu só como essa relação é poderosa?

Pois é. E não para por aí. A testosterona ainda reduz a ação do cortisol no organismo, hormônio responsável não só por acumular gordura como também por picos de estresse e ansiedade. Os dois hormônios são considerados antagônicos, o que significa que quando um está alto, o outro automaticamente está baixo. Muito bom, não é mesmo? 

A prática de exercícios, especialmente os de força, aumenta naturalmente a produção de testosterona pelo organismo, sendo o pico entre 15 e 30 minutos logo após a sua realização. Dormir bem, controlar o estresse e ansiedade e diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas também são fatores que favorecem a melhor concentração de testosterona pelo organismo.

Destacamos dois suplementos premium produzidos com as melhores matérias-primas do mercado e com todos os ingredientes aprovados pela Anvisa:

PHT: é um pré-hormonal formulado com Maca Peruana e os minerais Zinco e Magnésio que promovem um aumento da testosterona e consequentemente aumento da força, da massa muscular e da libido;

ICONIC TPC: é a evolução em termos de precursor hormonal, com uma das fórmulas mais potentes e completas do mercado.

Experimente e sinta os resultados!