DIA DOS NAMORADOS: COMO OS NUTRIENTES PODEM INTERFERIR NO SEU RELACIONAMENTO?

* Por Cintia dos Santos Moser, Nutricionista da Dr. Shape, Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Dia dos Namorados chegando e casal algum quer estar em atrito, com picuinhas do dia a dia para atrapalhar uma data tão especial… As reclamações de homens e mulheres são polêmicas. Os homens reclamam do efeito da tal TPM (tensão pré-menstrual), a famosa enxaqueca e por aí vai… Já as mulheres reclamam da falta de disposição dos parceiros, que já chegam cansados em casa e, depois de um dia de trabalho e uma alimentação pesada à noite, se deitam e roncam… 

Pois é, a suplementação equilibrada, em quantidade e qualidade, garantindo ao organismo todos os nutrientes necessários, pode aliviar os sintomas indesejáveis e até mesmo dar mais disposição ao casal.

A TPM, por exemplo, é representada por um conjunto de sintomas físicos, comportamentais e emocionais, podendo inclusive causar alteração do hábito alimentar, levando a um maior consumo de alimentos açucarados e gordurosos. Tais alimentos podem intensificar os sintomas da TPM devido à baixa concentração de alguns micronutrientes (Pereira, 2022). Assim, a nutrição pode influenciar na intensidade e permanência dos sintomas de TPM e a suplementação de vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio e vitamina B6, tem sido preconizada por alguns autores.

Durante as diferentes fases do ciclo menstrual. os níveis de cálcio sérico sofrem oscilações. Alterações nos níveis de cálcio podem explicar sintomas como irritabilidade e agitação, visto que o cálcio e o magnésio auxiliam na produção de serotonina (Abdi; Ozgoli; Rahnemaie, 2019).

A concentração de magnésio em mulheres com TPM é inferior em relação a outras mulheres (Ebrahimi et al., 2012). O magnésio atua significativamente no controle da TPM, reduzindo a duração e intensidade dos sintomas. O tratamento com magnésio é, portanto, um dos mais indicados para enxaquecas ocasionadas pela TPM, além de minimizar a retenção hídrica, ansiedade, desejo por doces, náuseas e fadiga (Schwalfenberg & Genuis, 2017; Pereira, 2022). 

A suplementação com vitamina B6, de 40 a 80mg/dia, também tem demonstrado eficiência em diminuir os sintomas da TPM (Koleini &Valiani, 2017; Retallick-Brown, Blampied, Rucklidge 2020). A vitamina B6 aumenta os níveis de serotonina e dopamina, desempenhando um papel essencial na síntese de ácidos graxos e prostaglandinas, que estão diminuídos durante a TPM. A administração de vitamina B6 também apresenta melhora na acne pré-menstrual (Schwalfenberg & Genuis, 2017).

Em relação aos homens, assar muitas horas sem se alimentar quando está fora de casa é um dos motivos pelos quais eles acabam exagerando na refeição noturna, ingerindo muita caloria e uma alimentação pesada. Uma refeição mais leves antes de ir dormir, além da saúde física, auxilia na qualidade de vida do casal. E, nos intervalos das refeições, as barras de proteína e Whey Protein são opções práticas para não passar tantas horas sem comer, para ter no carro, no trabalho e até mesmo na mochila. Assim, ao chegar em casa consegue-se realizar um jantar mais leve, como saladas e uma proteína de mais fácil digestão à noite, como peixe, frango e até mesmo complementar a saladinha com uma ceia a base de whey protein. 

Adequar a alimentação, além de fazer bem para a saúde, evita o “calo sexual”: a barriguinha que alguns homens vão adquirindo pode ser reduzida melhorando a qualidade do sono. Que tal seu parceiro roncando menos? Isso não seria maravilhoso?

E uma dica extra para os casais que pretender dar um passo a mais e estão programando constituir uma família é a suplementação com maca peruana. Pois esse processo quando se alonga também acaba gerando angústia ao casal e até causando conflitos na relação.

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um dos extratos vegetais mais citados na internet para a melhora do desejo sexual, e a hipótese de que a maca seja eficaz na melhora da função sexual é apoiada por várias linhas de evidência (Teixeira, 2021). Experimentos com animais sugerem que a maca peruana tem atividades espermatogênicas e de aumento da fertilidade, que são provavelmente devido aos fitoesteróis ou fitoestrogênios presentes em sua composição (WANG et al., 2007). Em estudos com homens, a maca peruana melhorou o bem-estar e desejo sexual em pacientes com disfunção sexual (Zenico et al.,2009). A suplementação de maca peruana por 14 dias melhorou desempenho de resistência e desejo sexual em ciclistas treinados do sexo masculino (Stone et al., 2009). Os estudos mostram que a maca peruana melhorou a função sexual em mulheres na menopausa, em mulheres com disfunção sexual induzida pelo uso de medicamentos antidepressivos (Oh et al.,2010; Dording et al.,2015).

Na linha de suplementos da Dr. Shape, homens e mulheres encontram a solução para a TPM, a falta de disposição e a melhora do desempenho sexual e da libido num só produto: o PHT. Trata-se de uma fórmula que combina maca peruana, zinco, magnésio e vitamina B6, ou seja, um potente precursor hormonal para homens e mulheres, que age nos sintomas indesejáveis da TPM, na indisposição e falta de energia e no aumento da libido.

Com o uso do PHT, o casal consegue, juntos, combater os problemas que podem interferir no relacionamento, trabalhando em prol do bem-estar um do outro. Não tem nada mais romântico do que isso no dia dos namorados!