MÃE, PROFISSIONAL, DONA DE CASA, ESPORTISTA, MULHER: COMO O ORGANISMO FEMININO CONSEGUE DAR CONTA DAS MÚLTIPLAS FUNÇÕES? A SUPLEMENTAÇÃO PODE AJUDAR!

* Por Cintia dos Santos Moser – Nutricionista da Dr. Shape, Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O conceito de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1947) vai muito além da ausência de doença. A saúde é vista como um estado de completo de bem-estar físico, mental e social. Estar saudável é bem mais complexo do que se imagina, ainda mais para nós, mães, profissionais, donas de casa, esportistas, mulheres que acumulam múltiplas funções. A suplementação nutricional é uma grande aliada para mantermos o equilíbrio em todos os aspectos que engloba a saúde. Mas, como saber o que falta no nosso organismo?

Bem-estar e equilíbrio emocional dependem muito da produção hormonal adequada. Precisamos ter um dia ativo, com muita disposição, mas mantendo a tranquilidade para chegar no final do dia e conseguirmos ter boa noite de sono. 

Paralelamente à produção hormonal está o consumo de nutrientes. A alimentação rica em vegetais frescos está cada vez mais difícil de ser praticada de forma a alcançarmos o nível adequado de vitaminas e minerais necessários diariamente. É raro encontrar quem consiga consumir frutas, verduras e legumes em porções variadas, ao longo do dia; leguminosas (são os grãos, como feijões de todas as variedades, lentilhas, grão de bico, fava); castanhas; proteínas animais (carnes magras, ovos); laticínios; cereais integrais (aveia, trigo integral) e quase nada de itens processados e ultraprocessados (ficam de fora os refrigerantes, açúcares, alimentos prontos industrializados, farinha branca, frituras).

Mesmo quem se alimenta bem não tem certeza de que os nutrientes são bem aproveitados pelo organismo, porque a absorção pode ser prejudicada conforme hábitos que adquirimos, doenças e condições do próprio organismo.

Se, por exemplo, consumirmos produtos lácteos na refeição que contém proteína, o ferro ou o cálcio podem não ser bem absorvidos, porque um não se absorve na presença do outro. Para entender melhor, quando consumimos leite, queijo ou derivados na mesma refeição em que há carnes, nosso organismo não aproveita bem os nutrientes. Da mesma forma, aquele cafezinho depois do almoço pode também prejudicar a absorção de vitaminas e minerais. Quando o feijão e outras leguminosas não são deixadas de molho e a água desse molho não é descartada, os fitatos, substâncias antinutricionais, também prejudicam a absorção de nutrientes. E, em relação a doenças, aquelas ligadas ao intestino, bem como alguns medicamentos que utilizamos, têm o poder de interferir no nosso quadro nutricional.

Qual é a saída, então, para que as mulheres se mantenham bem, com a saúde em dia e cheias de disposição para encararem tantas tarefas cotidianas? Eu aconselho uma suplementação combinada, que atende a maioria de nossas necessidades.

Quem opta pelo combo formado por PHT 900 e Triple Z, por exemplo, suplementa para que seus hormônios fiquem estabilizados. O PHT 900 da Dr. Shape é um precursor hormonal à base de Maca Peruana e ZMA (zinco, magnésio e vitamina B6). Pesquisas mostram que a atividade biológica da Maca Peruana inclui melhora da fertilidade, desempenho sexual, maior vitalidade e, se anteposto, auxilia a prevenir menopausa e osteoporose (CHEN, LI, FAN, 2017). Segundo Prescott e Khan (2020), a disfunção sexual feminina afeta cerca de 40% das mulheres (desejo, excitação, orgasmo e resolução). A combinação chamada ZMA tem papel importante no nosso metabolismo energético, sua deficiência pode levar à fraqueza, ao desanimo, à insônia e diminuir a nossa performance para o trabalho, atividades sociais e físicas. 

Já o TRIPLE Z Dr. Shape é um suplemento precursor hormonal específico para melhorar a qualidade do sono. Na sua composição, estão presentes os aminoácidos triptofano e tirosina, que são precursores da melatonina, o hormônio do bem-estar e da tranquilidade. Na sua composição, também está presente o ácido fólico: a deficiência deste pode ser umas das causas de insônia e desencadear um quadro depressivo, pois essa substância está associada à modulação de neurotransmissores como a homocisteína (SOUZA, 2022).

E, no meio do turbilhão de afazeres da mulher moderna, é fácil exagerarmos na dose e ficarmos com a imunidade comprometida, mas não podemos “deixar a peteca cair”. Os suplementos de Zinco e Vitamina D da Dr. Shape dão essa ajuda ao nosso sistema imunológico. Estudos têm demonstrado diferentes funções exercidas pela vitamina D e pelo zinco, dentre elas a inibição de replicação viral, modulando o sistema imune e processos inflamatórios (Martins & Oliveira, 2020).

E, como a mulher consegue se sentir plena sem estar linda? O Iconic Skin da Dr. Shape é um suplemento à base de colágeno hidrolisado, vitaminas C e ácido hialurônico, ou seja, um mix completo para melhorar a hidratação da pele, reduzir as linhas de expressão, rugas e sinais do cansaço do dia a dia. 

Com o passar dos anos, a produção de colágeno pelo nosso corpo diminui progressivamente, nas mulheres principalmente após a menopausa. E, como consequência, há perda da firmeza e sustentação da nossa pele e surgem os sinais de envelhecimento. O colágeno hidrolisado também é importante para a saúde das unhas e dos cabelos. 

A suplementação oral com ácido hialurônico é relativamente nova em comparação com outros nutrientes usados para pele seca e seu envelhecimento, mas estudos têm demonstrado sua eficiência no combate ao envelhecimento da pele. A suplementação de ácido hialurônico reestabelece o equilíbrio osmótico e as propriedades físicas da matriz extracelular da derme e epiderme, havendo o reestabelecimento do volume, suavizando linhas de expressão. Além disso, possui função antioxidante devido sua capacidade de sequestrar radicais livres oriundos da radiação UV (BARRICHELO et al., 2020).

O uso de compostos bioativos, como a vitamina C, têm demonstrado a capacidade de estimular a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, contribuindo para a melhora da estrutura de sustentação da derme. Em consequência, pode retardar o processo de envelhecimento (SCHALKA et al., 2017).