ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PERDER PESO E EMAGRECER, E SAIBA COMO CONQUISTAR O CORPO QUE DESEJA

Por Cintia dos Santos Moser, Nutricionista, Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Quando o assunto é perder peso para conquistar o corpo desejado, uma coisa é fato: não existe perda de gordura e emagrecimento da noite para o dia. Queimar gordura é um processo complexo que depende de déficit calórico, quebra de gordura e oxidação da gordura corporal. E mudar o seu corpo nem sempre significa diminuir as medidas na balança, porque muitas vezes você ganhará massa muscular, fazendo com que os números aumentem. 

A verdade é que existe uma grande diferença entre perder ou ganhar peso na balança e emagrecer, perder gordura corporal. Exemplo disso é que duas pessoas com exatamente mesmo peso e altura podem ter composição corporal totalmente diferente e uma ser mais magra do que a outra. Do mesmo modo que, se você tomar diuréticos ou ficar desidratado por algum problema de saúde, como uma diarreia aguda, diminuirá vários quilos na balança, consequência da perda de líquido corporal e não da perda de gordura – e isso não lhe faz mais magro.

O que fará a pessoa emagrecer – e conquistar o objetivo corporal – será mesmo o déficit calórico, que consiste em diminuir a ingestão alimentar habitual, ou seja, diminuir a ingestão de calorias. Assim, nosso organismo precisa quebrar a gordura que está no nosso tecido adiposo, que é nossa reserva corporal de energia, para continuarmos realizando nossas atividades do dia a dia. 

Além disso, a atividade física é aliada do emagrecimento, já que ela aumenta o gasto calórico e faz modificações importantes no metabolismo, como melhorar a oxidação da gordura corporal mobilizada no consumo de gordura. A oxidação, que é “queima” da gordura corporal, acontece nas mitocôndrias celulares e a atividade física, principalmente a aeróbica, aumenta o número de mitocôndrias nas células, ou seja, aumenta a usina de queima de gordura. Logo, não se emagrece apenas pelas calorias gastas durante a atividade física e sim por todas as modificações metabólicas que a prática de exercício físico regular proporciona ao organismo.

E em todo esse processo, os suplementos são um complemento. Alguns deles podem contribuir com o emagrecimento de quem já está fazendo déficit calórico e atividade física. A cafeína, muito conhecida por seu efeito estimulante, também tem efeito lipolítico, promove maior mobilização de gordura corporal. Para essa função, o Go Power, da Dr. Shape, é um termogênico indicado para a queima de gordura, melhora do foco, disposição e rendimento.

Feita a primeira etapa, a lipólise, a gordura que voltou a circular precisa ser internalizada na nossa “usina de queima”, as mitocôndrias. Por isso, a suplementação com a L-carnitina, da Dr. Shape, pode ser uma grande aliada neste processo, já que ela tem o objetivo de potencializar a queima de gordura, gerar mais energia para os músculos e melhorar o desempenho físico. 

Outros fatores como idade, gênero, níveis de hormônios circulante e predisposição genética também vão influenciar na composição corporal. Estudos apontam a diferenças genética na eficiência em quebrar gordura e oxidar gordura entre os indivíduos, alguns tipos de polimorfismos de genes deixam esses processos menos eficientes. 

Então, com ou sem predisposição genética para ser mais gordinho, a verdade é que milagres não existem e sim hábito de vida saudável. Atividade física aliada a alimentação equilibrada e suplementação deve ser um estilo de vida. Perder ou ganhar gordura corporal é uma “briga” constante entre a velocidade que ingerimos calorias e a velocidade que conseguimos gastar. Por fim, quem tem dificuldade em controlar a vontade por doces pode contar com o Iconic Cromo, produto exclusivo da Dr. Shape. O cromo é um mineral que atua na etapa do déficit calórico como adjuvante no metabolismo dos carboidratos, além de redutor de ansiedade e controlador da vontade de ingestão de doces.