SAIBA QUAIS SÃO OS HORMÔNIOS LIBERADOS COM ATIVIDADE FÍSICA

Você já ouvir falar sobre os hormônios liberados com atividade física?

De fato, são constantes os debates a respeito das vantagens físicas, emocionais e mentais proporcionadas pela prática dos esportes.

No entanto, algumas pessoas não sabem que muitos desses benefícios só se tornam possíveis por meio dos hormônios liberados durante a prática dos exercícios.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o nosso artigo até o final.

Benefício dos hormônios liberados com atividade física

Primeiramente, antes de conhecer os hormônios liberados com atividade física, é importante compreender que os hormônios são descritos como moléculas comumente produzidas pelo sistema endócrino.

Assim, a função deles consiste em enviar mensagens para diversas partes do nosso organismo por meio da corrente sanguínea.

Portanto, eles ajudam a regular a pressão sanguínea, a fome, os processos corporais, estimulando o organismo a funcionar de forma harmônica e saudável.

Com base nisso, a grande vantagem da prática de atividade física consiste no estímulo à produção de hormônios, aumentando a sensação de bem-estar físico e mental.

Quais são os hormônios ativados durante os exercícios físicos?

De fato, é preciso ter em mente que cada hormônio ativado apresenta uma função específica e fundamental para o bom funcionamento do organismo humano. Entre eles estão:

Endorfina

A endorfina é conhecida como um analgésico natural, sendo responsável pelo alívio das dores e pela redução da ansiedade.

Ela proporciona a sensação de bem-estar, aumentando, assim, a disposição física e mental dos seres humanos.

Além disso, a endorfina também melhora as respostas orgânicas em relação ao sistema imunológico.

Serotoniana

A serotonina é mais um dos hormônios liberados com atividade física, sendo conhecida de forma popular como o famoso hormônio da felicidade.

Desse modo, esse hormônio tem a capacidade de controlar o humor, bem como de fazer a manutenção da estabilidade emocional.

Outro benefício consiste no controle dos níveis de colesterol e da temperatura corporal, além de ajudar no processo de digestão.

Adrenalina

A adrenalina trabalha diretamente com a elevação da taxa metabólica e com a liberação da glicose no nosso sangue.

Além disso, estimular a produção desse hormônio é uma ótima opção para quem deseja emagrecer, pois ele aumenta a velocidade de queima de calorias e a frequência cardíaca do nosso organismo.

Noradrenalina

Esse hormônio é liberado de forma conjunta com a adrenalina, apresentando, assim, alguns efeitos semelhantes.

Porém, a noradrenalina tende a ser liberada durante a prática de exercícios mais intensos, pois para aguentar a carga elevada é necessário efetuar maiores esforços corporais.

Além disso, ela auxilia no aumento do gasto energético, ajudando também no processo de perda de peso.

Outra vantagem consiste na maior disposição para a prática dos exercícios físicos.

Hormônio do crescimento

Esse hormônio tem a capacidade de estimular a lipólise, ajudando no processo de queima de gorduras.

Assim, ele tem uma relação direta com o crescimento dos tecidos que compõem o organismo humano.

Portanto, o hormônio do crescimento auxilia os indivíduos a alcançarem a altura ideal de acordo com a genética apresentada.

Além disso, esse hormônio também age na síntese proteica, melhorando, dessa forma, as condições apresentadas pelo nosso corpo na hora de construir a fibra dos músculos durante a prática dos exercícios físicos.

Portanto, ele ajuda as atividades de treinos, pois tem a capacidade de reduzir o tempo de recuperação.

Como podemos perceber, são diversos os hormônios liberados com atividade física.

Por isso, a prática de exercícios é sempre recomendada, pois ela proporcionará o bem-estar em diversos aspectos da sua vida.