CORRIDA DE RUA: COMO USAR A SUPLEMENTAÇÃO PARA AMPLIAR SUA PERFORMANCE?

Produtos como a Arginina e a Creatina aumentam a performance dos corredores, além de contribuírem com a recuperação da musculatura

Manter o corpo em movimento e praticar exercícios físicos com constância é essencial para uma vida saudável. Deixar o sedentarismo de lado é fundamental para prevenir uma série de doenças ou até mesmo para controlá-las. Nos últimos anos, o número de praticantes de esportes no Brasil vem aumentando, mas isso ainda precisa melhorar. E essa necessidade foi colocada ainda mais em destaque desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 e divulgado ao final de 2020, 30,1% dos brasileiros com 18 anos ou mais praticam o nível recomendado de atividade física no lazer. Enquanto em 2013, a média foi de 22,7%.

E, enquanto muito se falava sobre essa importância dos exercícios físicos, as academias foram fechadas por conta do isolamento social. Então, como se manter em movimento quando não há um lugar para treinar? É aí que entra a corrida rua, que vem ganhando cada vez mais adeptos e não exige muitos equipamentos além de um tênis e, atualmente, da máscara.

Talvez essa ‘facilidade’ e o fato de ser um esporte gratuito façam com que a modalidade já viesse em crescimento no Brasil até mesmo antes da pandemia e tenha ganhado ainda mais adeptos durante os últimos meses. Combinada com uma alimentação saudável, a corrida pode proporcionar melhores parâmetros quando se fala em gordura e massa magra e exerce uma importante função hormonal e também com a saúde dos órgãos.

Considerada uma modalidade de endurance, que significa a capacidade de resistência aeróbia durante um longo período, a corrida trabalha tanto a musculatura lisa quanto esquelética e fortalece, principalmente, o sistema cardiorrespiratório. Os benefícios são vários e podem ser potencializados caso a atividade seja relacionada com o uso de suplementos.

Os corredores – sejam eles profissionais ou amadores – buscam sempre melhorar seus resultados, o que vai além de apenas bater recordes, mas também significa maior qualidade de vida, se feito da maneira correta. Para isso, os nutricionistas devem indicar uma dieta adequada e indicar quais as melhores combinações com os suplementos.

Muito eficiente nessa função, a Creatina pode ser uma ótima indicação para aqueles que buscam o aumento de força durante a atividade física, uma vez que a contração e o relaxamento da musculatura é feito de forma contínua durante toda a prática. Essa suplementação vai causar um aumento de força, explosão e performance.

Outro suplemento que pode contribuir com o sucesso nas corridas é a Arginina. Ela tem um papel importante de potencializar a circulação de sangue em todo o corpo, aumentando a resposta de nutrientes na musculatura desde o início do treino e até mesmo depois dele. E esse ganho é importantíssimo para que a musculatura possa se recuperar e se mantenha saudável para a próxima atividade física.

Levando em consideração que a corrida pode durar longos períodos – com treinos de até três horas ou mais – a suplementação se torna tão importante quanto é nas atividades de força, caso da musculação e do crossfit. Por isso, minha orientação é sempre buscar uma Dr. Shape para que os profissionais possam te auxiliar a respeito dos nossos produtos e quais deles melhor se encaixam nas suas necessidades.